Programa: Desarmamento
[dropcap]U[/dropcap]ma das principais bandeiras permanentes do PAZ é o desarmamento das pessoas, do Brasil e do Mundo que gasta trilhões de dólares por ano com a indústria bélica sob o pretexto de assegurar a Paz. O Brasil é o país que mais mata pessoas com armas de fogo. São mais de 40 mil mortes por ano.

O número de pessoas atingidas e feridas por balas não está disponível mas é muito maior. Estes números são típicos de países em guerra. É triste saber que o Brasil é um grande exportador de armas de fogo, principalmente para os Estados Unidos. Mais grave ainda é saber que se fabrica e se exporta com isenção de IPI as chamadas bombas “Clusters” ( De fragmentação) cuja capacidade de destruição fez com que políticas internacionais de direitos humanos conseguissem sua proibição em mais de 80 países do mundo.

Deve ser intensificado o controle de armas pequenas e leves contidas no Estatuto do Desarmamento. Ampliar campanhas para retirar e destruir mais de 13 milhões de armas em circulação no Brasil. Estimular o desenvolvimento de novas tecnologias de repressão ao crime de forma a gradativamente substituir o uso de armas de fogo por outros dispositivos que inibam os criminosos.

O Brasil precisa participar ativamente de movimentos internacionais que visem o desarmamento , investindo fortemente em campanhas educativas que informem e sensibilizem as pessoas que em sua maioria não são violentas para a força da Paz.

[raw]
<<< Segurança Humana 
[clear] [/raw]