Programa: Água Como Fonte de Vida
[dropcap]A[/dropcap]penas 3% de toda a água do planeta é potável, sendo que mais da metade encontra-se indisponível nas geleiras da Antártida e da Antártica. Sobra  pouco mais de 1%, distribuída nos rios e aquíferos subterrâneos. Apesar de se conhecer há décadas a tecnologia capaz de retirar o sal das águas oceânicas, até hoje não existe viabilidade econômica . Portanto é de uma estupidez sem tamanho conviver com a poluição dos rios e o desperdício deste bem  precioso, fundamental para a vida humana.

A água não pode ser tratada como uma mercadoria, não pode ser privatizada. Todos os seres devem ter garantido seu acesso livre. O Estado deve ser o mantenedor garantindo  o abastecimento e regulando seu preço, impedindo  a especulação.

O Brasil, país mais rico do mundo, detém as maiores reservas de água. Muitos analistas econômicos avaliam que se no século XX a principal causa das guerras foi o controle das reservas de petróleo, no século XXI, a água pode vir a ser a principal causa de conflitos entre  as Nações. Portanto, deve nosso país inovar e liderar no mundo movimento neste sentido.

[raw] [clear] [/raw]