Programa: Paz No Mundo a Partir do Indivíduo
[dropcap]N[/dropcap]inguém tem o poder de mudar alguém. Todos tem apenas o poder de mudar a si próprio. Estamos o tempo todo influenciando e sendo influenciados com nossas atitudes, palavras e pensamentos. Pelo estudo histórico da vida dos PACIFISTAS, fica evidente a potência irresistível da Paz na transformação positiva e definitiva do Mundo. Tudo que aparentemente é conquistado através da violência tem duração efêmera, pois sempre divide a sociedade entre poucos vencedores e muitos perdedores.

Já através da Paz, todos os avanços, mesmo pequenos e difíceis, são permanentes, pois não separa os semelhantes, une os diferentes em prol de um interesse coletivo comum, onde todos ganham. O PAZ em seu processo de construção deverá nortear todas as suas ações visando construir na sociedade a percepção de que pessoas melhores fazem um mundo muito melhor. A Paz individual tem poder para influenciar a Paz Mundial. Trata-se de uma questão científica na medida em que a frequência vibratória da violência é muito baixa e portanto de alcance muito limitado. Já a Paz possui frequência vibratória elevadíssima, intensificando seu poder de reverberação. Para termos uma ideia do significado físico desta constatação podemos comparar o Som com a Luz nos níveis de frequência captados pelos ouvidos e pelos olhos humanos. Enquanto captamos som na faixa que vai de 40 a 36000 vibrações por segundo, a Luz é captada na faixa entre 458 milhões e 272 trilhões de vibrações por segundo.

Aqui podemos realçar um pensamento do Dalai Lama quando pronuncia : “Sem paz de espírito é impossível haver paz no mundo”. Por isso o PAZ pretende trabalhar intensamente em três dimensões simultaneamente : A Paz Social, a Paz Ambiental e principalmente a Paz Interior, pois sem esta as duas anteriores não se sustentam. Os ativistas da Paz pela Vida terão que apreender e interiorizar este conhecimento que não é teórico, é vivencial e depende totalmente da Verdade. Eis um desafio ousado para a contemporaneidade da política humana tão contaminada pela mentira, pela corrupção e pela violência. Pode parecer uma utopia e realmente é. Muito triste seria a vida na Terra sem as utopias.

O PAZ sabe que este pensamento ainda não é para a maioria dos seres humanos, ainda egoisticamente muito presos aos interesses materiais. É para uma minoria que hoje talvez não passe de 5% dos habitantes de qualquer cidade deste imenso Brasil. São espíritos maduros, inteligentes e conscientes de sua responsabilidade social, moral e espiritual. A grande maioria nunca esteve vinculada a qualquer atividade político-partidária. Mas todos sabem que não tem o direito de omitirem diante de tanta degradação de valores daqueles que são eleitos democraticamente para exercerem o poder político. Para que não haja desânimo, precisamos lembrar que quando falamos em 5% da população brasileira acima dos 16 anos de idade, significa dizer existir um expressivo contingente de mais de 6 milhões de homens e mulheres de bem, dispostos a melhorar o mundo corajosa e pacificamente a partir de sua própria melhoria.

[raw] [clear] [/raw]