Luta contra drogas e depressão chega a comunidade do Dendê

Um programa baseado em 12 Passos (conhecido mundialmente como os passos do AA) chega a comunidade do Dendê para lutar contra as drogas, o tabagismo e a depressão. É o Celebrando Restauração (CR), um programa bíblico e equilibrado de grupo de ajuda mútua, criado há mais de 20 anos nos Estados Unidos. O objetivo é ajudar pessoas a superarem seus traumas, vícios e maus hábitos.

Segundo a Igreja Batista Central de Fortaleza, a capital cearense foi a primeira cidade brasileira a aderir o programa, completando nesta sexta-feira, 3, 10 anos de existência. Em maio, o Celebrando Restauração comemora a inauguração de mais uma unidade. No bairro Edson Queiroz, na baixada do Dendê, foi aberto mais um ponto de apoio do projeto.

Sobre o CR
O CR está presente em mais de 10.000 igrejas em todo o mundo, 7 estados do Brasil e em mais de 50 igrejas no país. Em Fortaleza, o programa já desenvolve trabalhos no bairro Dionísio torres, Ancuri, Água Fria, Carlito Pamplona e dentro de penitenciárias (CR Prisões). O CR, como é mais conhecido, atua através do programa dos grupos de 12 passos (aberto ao público), Palestras públicas gratuitas, Justiça terapêutica (Pacto pela vida – projeto da Sejus com a Assembléia Legislativa), escuta terapêutica (Delegacia da Mulher e no Juizado da Mulher) e programa de rádio (Através do programa Só Por Hoje na Rádio Livre e na rádio comunitária do Dendê).

Além de álcool e drogas, o CR trabalha fortemente nos transtornos emocionais como a depressão, por exemplo, que atinge milhares de pessoas há cerca de 15 anos. O tabagismo, apesar da dependência química, também traz uma dependência psicológica aprisionando o fumante com as mais de 4.000 substâncias químicas contidas no cigarro. De acordo com Nelson Massambani, coordenador do projeto, o programa se propõe a auxiliar no ajuste de comportamento do indivíduo e suas falhas de caráter. “A proposta é ajudar as pessoas a superar e permanecer superando seus vícios, traumas e maus hábitos. Vivendo um dia de cada vez”, destaca Nelson.

Na celebração de 10 anos do projeto estarão presentes equipe e participantes do projeto, convidados e autoridades locais. Os grupos de passos acontecerão normalmente, inclusive com troca de fichas (indicativo o nível de superação dos participantes).

Serviço
10 anos de Celebrando Restauração
Local: Colégio Kerigma – Rua Oswaldo Cruz c/ Tibúrcio Frota
Data: 3 de maio
Horário: 19h30

CR Dendê
Comunidade Dendê (Edson Queiroz) Rua do Coqueiro, 29 – na baixada.

Com informações da Igreja Batista Central de Fortaleza.

Fonte: Agencia da Boa Noticia